O assunto é tecnologia! Após catalogação, os documentos do acervo do poeta Silva Freire – textos e fotos – seguem para o processo de digitalização.
Para conquistar a melhor resolução (excelente/600dpi), a equipe tem utilizado o aplicativo ScanSnap Home.
Primeiramente, os documentos são digitalizados em JPG por permitir o tratamento posterior da imagem, e então, serem convertidos em PDF pesquisável através do Adobe Acrobat.
Após o escaneamento o programa oferece algumas ferramentas para edição como o recorte de imagem, preenchimento de dedos, correção de imagens distorcidas e até mesmo divisão de folhas.
No final, a imagem gerada vai para as pastas correspondentes aos grupos de documentos. Já foram digitalizados boa parte dos documentos da produção intelectual, produção cultural e diversas fotografias do acervo.
O inventário do acervo do poeta Silva Freire se consolida graças ao incentivo da Lei Aldir Blanc. O projeto foi aprovado por edital realizado pelo Governo de Mato Grosso, via Secretaria de Estado de Cultura, Esportes e Lazer – Secel-MT, em parceria com o Governo Federal, via Secretaria Nacional de Cultura, do Ministério do Turismo.
Fonte: Assessoria CSF