Nesta segunda-feira (12), a Casa Silva Freire recebe a comunidade escolar para o lançamento dos livros “O segredo da vovó Dita e “Qual o segredo da sucuri?”. O evento literário começa às 19h.
Ambas as publicações são fruto dos estudos desenvolvidos no contexto do projeto Cribiás, coordenado pela professora doutora Daniela Freire, como explica a Mestre em Educação, Ângela Cristina Lisboa Costa.
“São impulsionadas por ele, mas como diz a professora Daniela, são vôos independentes. Fruto do diálogo com três unidades de ensino da rede pública municipal. Gestores aceitaram o desafio de experimentar a produção da narrativa”. Então, desde março o projeto vem sendo desenvolvido. Educadores participaram de atividades pautadas pela Educação Patrimonial, Educação como Espaço Narrativo, Culturas Infantis e Cuiabania.
Assim, a Creche Elzira Cavalcante, Maria Figueiro Nunes e o Centro Municipal de Educação Infantil Maria Conceição Oliveira de Souza, podem se orgulhar de ostentar em suas bibliotecas, produções literárias autorais.
A Educação Patrimonial é um processo permanente e sistemático de trabalho educacional centrado no patrimônio cultural como fonte de conhecimento e enriquecimento individual e coletivo.
A partir da experiência e do contato direto com as manifestações culturais em todos os seus aspectos, sentidos e significados, as crianças e adultos são levados a um processo ativo de conhecimento, apropriação e valorização da sua herança cultural. Esse processo gera novos conhecimentos indispensáveis para a preservação sustentável desses bens e o fortalecimento dos sentimentos de identidade e cidadania.
Foto capa/ilustrativa: Janoon028/FreePik